Restaurante Tempero Mineiro

Carneiro no Buraco
sinta-se em Campo Mourão

Surpreenda seus convidados com o Carneiro no Buraco, uma tradição culinária muito forte na Região Sul e atrai diversos turistas anualmente para celebrar.

Como é feito o Carneiro do Buraco

Buraco:

O buraco tem as dimensões certas para fazer o prato, que tem 1,5 m de profundidade, com o diâmetro de 1 m e precisa ser pré-aquecido por 3 horas e a lenha para a queima precisa proporcionar altas temperaturas e um braseiro que se mantenha uniforme. Ele é revestido de tijolo manual maciço, que mantém a temperatura ideal para o preparo do prato.

Montagem do tacho:

Antes de montar o tacho é preciso temperar a carne no dia anterior, para que ela pegue todo o sabor. O tempero feito tem medidas exatas para garantir o sabor especial deste prato.

Primeiro colocamos no tacho o tempero especial e reservamos para descanso, a montagem é feita em camadas, com os ingredientes cuidadosamente escolhidos. No tacho untado com óleo, se faz primeiro uma camada com 1/3 da quantidade de chuchu e abobrinha, em seguida se faz a primeira camada de carne.

Depois faz uma camada com 1/3 da quantidade total de cenoura, vagem e mandioca, salsa e metade da batata-doce, mandioca e pimentão. Em seguida faz a segunda camada de carne. Na terceira camada de legumes coloca-se mais 1/3 da mandioca, salsa, cenoura, vagem, abobrinha e chuchu e a outra metade da mandioca e da batata-doce. Na sequência, a última camada de carne.

Depois, coloca-se o chuchu, mandioca, salsa, abobrinha, cenoura, vagem, cebola, tomate e maçã. Para finalizar, coloque o restante um pouco mais do tempero. Antes de fechar o tacho, não se pode esquecer de colocar uma cobertura de papel alumínio, para evitar que os legumes queimem e para que se mantenha a umidade das iguarias. Depois de tampado, o tacho vai para o buraco que é coberto com a tampa.

O Buraco recebe e faz uma vedação de terra e areia, que mantém o calor de 3 a 4 horas, durante esse tempo acontece o assar e cozimento ao mesmo tempo.

Pirão:

Após o cozimento, é preparado o delicioso pirão, acompanhamento da receita. O tacho sai do fogo e em seguida é aberto para retirar o caldo que a carne e os legumes produzem durante o processo de cozer.

Logo depois, são acrescentados farinha de mandioca torrada sendo mexido, o conteúdo é levado ao fogo e fervido para dar o ponto certo para servir. Contrate essa delícia para o seu evento!

Venha almoçar conosco!